Antes das redes sociais, ao realizar um planejamento de marketing eram feitas pesquisas para identificar o público-alvo daquele produto ou serviço.
Os meios de comunicação definiam o público algo e massas definir um público-alvo não precisava ser tão especifico bastava saber mais ou menos a idade, o sexo, a cidade.
Como as redes sociais são meios de comunicação mais direcionados para cada pessoa é criada uma persona que é considerado o cliente ideal daquela empresa. Com quem eles querem falar e que querem que consumo os seus produtos/serviços.
É criado então um nome, idade, sexo, estado civil, profissão, se moram sozinhos, se acessam a internet entre outras informações.
Podemos dizer que persona, diferentemente de público alvo, é algo mais humanizado, não é apenas definir idade, sexo, quando vamos definir persona tem que ser algo mais profundo, temos que tentar pensar exatamente como quem queremos atingir, assim as chances de dar certo aumentam consideravelmente.
E a partir disso os conteúdos serão direcionados para essa persona fictícia e assim conseguimos fazer o conteúdo ser direcionado para o público.
Comments